O milho é o primeiro cereal do mundo, ocupando um posto destacado na economia. Distingue-se, além disso, por ser um dos que melhor aproveita a água.
A importância do milho no mundo.
O milho é o primeiro cereal do mundo.
Tem uma excelente capacidade de adaptação às diversas regiões do planeta, por isso existem mais de 200 tipos de milho a nível mundial.
Ocupa um posto destacado na economia, além de ser um dos cereais que melhor aproveita a água.
Também há que ter em conta que é uma planta “generosa” com o ambiente, pois é um fantástico coletor de dióxido de carbono e libertador de oxigénio, contribuindo eficazmente para combater o efeito estufa.
Que fornece a investigação no cultivo do milho?
A água é indispensável para garantir as produções agrícolas. Com efeito, segundo a FAO, a agricultura de regadio deveria chegar a proporcionar 60% da produção alimentar mundial para 2025. Atualmente situa-se em 40%. Se cada vez existe mais cultivo de regadio e temos em conta que a água é um bem escasso… Isto quer dizer que necessitamos que este cereal otimize ao máximo a água disponível no solo e, sendo assim, um dos objetivos da Semillas LG é desenvolver variedades capazes de tolerar a falta esporádica de água.
Quer saber mais?
Neste Apontamento Técnico pode ampliar informação e encontrar outros temas úteis, tais como:
- Quantidade de água necessária para produzir matéria seca.
- Porque é que o milho combate o efeito estufa.
- Porque é que o milho aproveita melhor a água.
- Apontamento técnico “O milho e a água- Parte 2”
Comentarios
Sem comentários